terça-feira, 28 de maio de 2013


Como "conhecer" a Responsabilidade Social em Portugal?





Quais os motivos que levam as empresas a assumir a sua responsabilidade social? Como é que esta contribui para a construção da identidade empresarial? Quais os benefícios em termos de imagem e reputação? A responsabilidade social empresarial é um tema controverso, especialmente no que se refere à sua relação de condição com a ética empresarial.
Existe uma estreita relação entre a responsabilidade social, em termos estratégicos e operacionais, e a construção da identidade empresarial, aliando e construindo a sua imagem junto dos públicos e na sua reputação empresarial. Mas quais os motivos que levam as empresas a assumir a sua responsabilidade social? Como é que esta contribui para a construção da identidade empresarial? Quais os benefícios, em termos de imagem e reputação? A responsabilidade social empresarial é um tema controverso, especialmente no que se refere à sua relação de condição com a ética empresarial. Para além de ser controverso é algo recente, mas tem-se assistido a uma rápida evolução, tanto no plano dos estudos teóricos como na sua aplicação prática. Este assunto é abordado em alguma literatura recente, muito ligada à gestão e à economia mas menos relacionada com a ética. As opiniões dividem-se, entre as que a consideram a razão de sobrevivência das empresas a longo prazo e as que a consideram como uma ferramenta ao serviço, mesmo que de uma forma subtil, da força de vendas e das ações de marketing das empresas.

Centrado nos  cinco casos de estudo em empresas e fundações. Como a AXA Portugal, a Delta Cafés, a Fundação EDP, a Fundação PT e o Montepio, todas elas com estratégias de sustentabilidade, apresentando-as como “exemplos de excelência no âmbito da Responsabilidade Social Empresarial rumo ao desenvolvimento sustentável”. Passando primeiramente pela analise de conceitos fundamentais,como a Responsabilidade Social Empresarial, Cidadania Empresarial, Voluntariado Empresarial e Desenvolvimento Sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário